O Novo dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, traz como significado conceitual para a palavra oficina “um lugar em que se verificam grandes transformações”. Por isso, não nos identificamos como uma agência, estúdio ou escritório. Somos uma oficina de design e arte onde a inovação e a experimentação tomam a dianteira. Estamos sempre experimentando, em busca de algo novo, criativo e diferenciado, transformando ideias em projetos tangíveis. Especializados no assunto, acreditamos que uma tipografia exclusiva e uma ilustração bem construída são a chave para um resultado com personalidade. Cuidamos de cada projeto de forma única, aplicando conhecimentos diversos e recursos manuais que os tornam sempre muito especiais.

Alex Furtado

Ilustrador nato, apaixonado por embalagens e diferentes tipos de letras, é a mente mais viajante da equipe! Responsável por tornar o ambiente de trabalho descontraído, suas paixões vão além do design, sendo um bom conhecedor de biologia e cultura geral.

Filipe Motta

Amante de tipografia e diagramação, é o mais diligente da equipe e costuma encrencar com os mínimos detalhes! Canhoto por natureza, suas paixões também permeiam outras áreas, como jogos de tabuleiro e até mesmo o canto erudito e popular.

Paulo Caldas

Apaixonado por jogos e ilustração dos mais variados estilos, são as mãos habilidosas e rápidas da Locomotipo. Pronto para topar qualquer desafio e entusiasmado com projetos manuais, está em constante busca de novas ferramentas e conhecimento técnico.

Thais Melotti

Graduando em design, adora experimentar novas técnicas manuais para aprimorar ainda mais suas criações. Sempre com ideias criativas e diferentes para os projetos da Locomotipo, tem a difícil tarefa de colocar juízo na equipe!

x

Assim como uma pessoa, cada empresa possui identidade própria. E é por isso que o projeto de logo precisa ser cuidadosamente construído, pois é por meio dele que o público irá se relacionar primeiro. Pensando no que é essencial para a marca e trabalhando de forma única e exclusiva, desenvolvemos projetos para diferentes empreendimentos definindo a padronização visual das formas, cores, tipografias, grafismos, bem como todo material gráfico necessário (cartão de visita, papel timbrado, envelopes, pastas, etiquetas, etc).

O mercado editorial é bastante competitivo. Por isso, é essencial que o projeto gráfico de um livro traduza bem seu conteúdo e seja visualmente atrativo para o público que se almeja alcançar. Cada mínimo detalhe, não apenas na capa mas também em toda a diagramação, pode fazer a diferença para o sucesso da publicação. Estamos aptos a desenvolver diferentes projetos editoriais, tais como livros, revistas, jornais, relatórios anuais, PDF interativo, apresentação de slides, dentre outros.

Tipografia é a alma da comunicação e está em praticamente tudo o que vemos. Com a grande difusão de fontes digitais, se tornou cada vez mais difícil, porém necessário, se destacar no mercado. Por isso, buscamos sempre desenvolver desenhos de letras exclusivos, seja para projetos de logotipo, letterings para estampas, decoração de ambientes, capas de livros e discos, bem como criação de famílias tipográficas exclusivas para empresas e consultoria no assunto.

O Design gráfico se tornou essencial para qualquer material de comunicação, sendo uma poderosa ferramenta de destaque no mercado. Dentro deste universo, estamos aptos a desenvolver layouts para cartão de visita, folders, flyers, banners, uniformes, brindes personalizados, outdoors, plotagem e envelopamento de veículos, mídias sociais, e-mail marketing, calendários, cardápios, convites criativos, capas e encarte de discos, estampas, fachada de lojas, vitrines, dentre muitas outras possibilidades.

A ilustração tem um enorme poder gráfico e comunicacional. Além de transmitir mensagens de formas clara, ela pode trazer mais humanidade ao projeto e causar maior empatia no observador. Especialistas no assunto, desenvolvemos ilustrações para diferentes suportes e propósitos, tais como projeto editorial, mídias digitais, criação de mascotes e personagens, estampas de camisas e acessórios, patterns (padrões de repetição), pintura mural para ambientação e todo tipo de desafio!

Um bom design de embalagem pode ser o fator determinante para o sucesso mercadológico de um produto, sendo uma importante ferramenta de comunicação e relacionamento com o consumidor. Dada a inegável importância, estamos prontos para desenvolver de forma exclusiva tanto a marca quanto o design de diversos tipos de embalagens, tais como frascos, potes, caixas, kits, sacos, diferentes rótulos e muitas outras possibilidades.

Projetos de sinalização são de grande importância e responsabilidade. A mensagem precisa ser transmitida de maneira direta, clara e objetiva, porém de forma agradável, sem que agrida visualmente ou interfira negativamente no ambiente. Com experiência laboratorial no assunto pela Universidade Federal do Espírito Santo, estamos aptos a desenvolver projetos de sinalização em diferentes instâncias, como sinalização interna, externa, design de placas, totens, painéis, frota de veículos, etc.

Em um mundo onde as relações estão cada vez mais virtualmente conectadas e por diferentes dispositivos, um site institucional visualmente bem construído, interativo e de fácil navegação se torna indispensável para quem quer se destacar no mercado. Pensando sempre na melhor maneira de melhorar a comunicação visual de nossos clientes com o público, desenvolvemos sites modernos e responsivos, isto é, que se adequam aos diferentes dispositivos e telas amplamente difundidos atualmente.

Identidade visual
Design editorial
Tipografia
Design gráfico
Ilustração
Embalagem
Sinalização
Web design

Conhecer

O primeiro passo é bater um bom papo, conhecer nosso cliente, o seu negócio, seu público, e entender quais são as reais necessidades. Esta etapa de coleta de dados é a que chamamos de briefing.

Planejar

Coletado os dados, é hora de analisá-los e traçar a estratégia a ser adotada. Neste momento é definido a conceituação e os valores estéticos e simbólicos a serem abordados.

Criar

Definido o conceito, é hora de experimentar caminhos alternativos, fazer protótipos, testes e rafes até esgotar as possibilidades. Neste momento é apresentado ao cliente o que julgamos ser a melhor alternativa e, caso aprovado, partimos para a finalização e refinamento do projeto.

Implementar

Finalizado e aprovado o projeto, é hora de partir para a implementação. É o momento de formalizar e sistematizar a entrega, acompanhar a produção e aplicar a criação nos suportes adequados.